Em 2014 fizemos uma viagem para o Panamá e Guatemala num roteiro que durou 18 dias. Um país surprendente, diversas paisagens, cultura, artes, artesanatos e muita história. Impactante para fotografia, cores vibrantes, lagos, rios, florestas, montanhas e ruínas, o coração da antiga civilização Maia que dominou a América Central antes da chegada dos espanhóis. A figura abaixo apresenta o tempo e os lugares visitados, bem como os hotéis que ficamos. Foi uma viagem feita em grupo de 3 pessoas, a maioria das vezes ficamos em 2 aptos em hotéis reservados pelo Booking. O roteiro foi todo planejando para que os contratempos fossem minimizados ao máximo. Documentação necessária: passaporte com validade maior que 6 meses, vacina da febre amarela, seguro viagem, não há necessidade visto. Alugamos um carro pela Rentalcars aqui no Brasil, atentar para o tamanho do bagageiro, se for um grupo maior do que duas pessoas o tamanho das bagagens deve ser considerado. Alugamos uma SUV, um carro mais alto, porque andaríamos em estrada de chão para ir até Semuc Champey, porém cometemos o erro de alugar um carro sem tração, o que acabou nos rendendo alguma dor de cabeça.
No google map o roteiro terrestre pode ser acessado pelo link https://goo.gl/maps/2gRxvfqCT6CcikEy9 . No décimo segundo dia retornamos a capital onde pegamos um vôo para Flores que é a cidade de onde partem as excursões para a visita às ruínas maias de Tikal.
Alertas:
A rota Chichicastenango – Cobán foi um grande erro porque a estrada era de chão, em péssima condições, com crateras absurdas, demoramos o dia inteiro para chegar em Cobán. Deveríamos ter retornado à capital e de lá ter seguido para Cobán com o objetivo de chegar à Semuc Champey. De Cobán à Semuc Champey a estrada também era ruim, montanhosa e barrenta porque havia chovido naquele dia, faltando 100 m para chegar à pousada o carro atolou. Deixamos o carro na estrada para pegar no dia seguinte, já era noite. No retorno à capital a estrada estava bloqueada por uma greve de campesinos, ficamos parados por 6 horas num local sem sinal de celular, ao chegar no hotel a reserva havia caído e estava lotado, tivemos que nos hospedar noutro hotel. Enfim, Semuc Champey é bonito, mas não vale a pena gastar 3 dias de viagem. Se fosse fazer esta viagem hoje, cortaria este ponto do roteiro, é muito contramão.
Retornando para a capital da Guatemala voltando de Semuc Champey para pegar um vôo para Flores, cidade de onde partem os passeios para as famosas ruínas Maias de Tikal. O link a seguir mostra a rota para Tikal https://goo.gl/maps/Tpq6TSBYAXdfSbzz8 .
De Flores, retornamos a capital da Guatemala de onde partimos para a cidade do Panamá, capital do país de mesmo nome. Em cada local ficamos aproximadamente 2 dias o que foi de bom tamanho, suficiente para visitar os principais pontos turísticos de cada local com relativa tranquilidade. A Guatemala é um país singular, a cultura predominante é a cultura indígena e cada região há predomínio de uma tribo com costumes e vestimentas e cores características. É muita cor, muita mistura que combinam no conjunto.
Para os amantes da fotografia, sem dúvida nenhuma, este país é de uma riqueza enorme. Numa viagem como essa podemos fazer excelentes fotos de paisagens, de ruas, de cultura, arquitetura, enfim uma infinidade de atrativos que rendem belas fotos muito coloridas. Para não tornar este post muito longo, cada local será tratado separadamente, terá um post com os detalhes dos principais atrativos e dicas do que fazer e visitar, basta digitar o local desejado em pesquisar no cabeçalho do Blog.
Dia 1: Cidade da Guatemala
O primeiro dia foi o dia de viagem, chegamos a capital da Guatemala ao anoitecer, pegamos o carro e nos dirigimos ao hotel Wyndham Garden Guatemala City, muito bom, confortável, excelente café da manhã, bem localizado na zona de bares e restaurantes, era um pouco barulhento devido a música alta dos bares nas vizinhanças. Jantamos num restaurante nas proximidades.
Dia 2: Cidade da Guatemala-Antígua
Para chegar Antígua partindo da capital se percorre aproximadamente 110 km de rodovia em boas condições de tráfego, aproximadamente 1h:15 min, o link a seguir mostra o trajeto no mapa goo.gl/maps/PKQedK9BR7vXfNNP9 . Chegamos por volta de 10:30, o check in só era permitido a partir de 12 h. Enquanto isso fomos fazer um reconhecimento do centro, praça central e atrações nas cercanias. Em seguida saímos para encontrar um lugar para almoçar. O polo gastronômico de comida local e internacional de Antígua é famoso.